segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Corintiano centenário: Seu Moyses se apaixonou pelo Timão no bonde


header 100 anos do Corinthians
Meus maiores ídolos nos 100 anos de história são Baltazar, Sócrates e Biro Biro"
Moyses Ferreira

Tudo começou dentro de um bonde, em 1936... Moyses José Ferreira era cobrador da linha Bresser e trabalhava também na linha extra que passava no Parque São Jorge em dias de jogos do Corinthians. De tanto ver a alegria da torcida alvinegra, esse paulista de Taquaritinga escolheu o Timão para torcer. Mas naquele tempo, ele não imaginava que poderia, com 100 anos, assistir ao centenário do clube.

- Eu trabalhava em um bonde extra que tinha em dias de jogos do Corinthians no Parque São Jorge. Ficava encantando com a alegria daquele torcida que lotava o bonde. Ali começou a minha paixão pelo Corinthians. Mas agora é triste demais, a torcida é só pancadaria – contou o corintiano centenário.

Nascido em 28 de fevereiro de 1910, Seu Moyses tem orgulho de ser mais velho que o seu time de coração, mesmo que seja apenas seis meses. Mas o que o deixaria plenamente feliz depois de 100 anos de vida seria a conquista da Libertadores, obsessão de todo corintiano. Se não conseguir, o Brasileiro está bom.

- Queria ver uma conquista de Libertadores. Este ano eu fiquei muito triste quando o Flamengo acabou com o Corinthians. Foi uma das maiores tristezas que tive como torcedor. Mas ainda espero ver o meu time campeão. Quem sabe o Brasileiro... o time está bem – comentou um dos mais antigos torcedores do Corinthians.

Moyses, torcedor de 100 anos do CorinthiansPaixão pelo Corinthians está na camisa de Seu Moyses (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Durante todos esses anos de paixão pelo Timão, Seu Moyses não foi muito ao estádio. Culpa do Santos de Pelé. De 1957 a 1968, o Peixe sustentou um período de invencibilidade diante do Corinthians no Paulistão.

No time atual quem eu mais gosto de ver jogar é aquele baixinho com nome de cantor"
Moyses, sobre Roberto Carlos

- A pior recordação que temos é de um jogo do Corinthians com o Santos, no Pacaembu. Foi na época daquele longo tabu contra eles. Estávamos vencendo por 1 a 0, mas o Santos fez o gol de empate no final da partida e acabou com nosso sonho. Desde então, meu pai desistiu de ver jogos no estádio – contou o filho Odir.

Essa desilusão, porém, não fez Moyses desistir do Timão. Fã de rádio, o torcedor passou a acompanhar os jogos com o ouvido colado no aparelho. Por várias vezes preferiu ouvir a ver na televisão os jogos. Tudo por achar mais emocionante a narração via rádio. Foi através dessas ondas que ele elegeu seus ídolos.

- Meus maiores ídolos nos 100 anos de história são Baltazar, Sócrates e Biro Biro. E no time atual quem eu mais gosto de ver jogar é aquele baixinho com nome de cantor. Aquele corre bem atrás da bola – disse Seu Moyses, citando Roberto Carlos.

Montagem: carteira Moyses 100 anos, torcedor. CorinthiansRG de Moyses comprova os 100 anos do corintiano (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Por conta da dificuldade de locomoção, Seu Moyses não participará de nenhuma festa em comemoração ao centenário do Corinthians. Apenas aparecerá uma entrevista sua no DVD oficial dos 100 anos. Festa mesmo apenas a dele em fevereiro, quando resolveu doar 100 cestas básicas a um asilo paulistano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas